segunda-feira, 11 de junho de 2012

Alerta às geleiras, Rio + 20 e controvérsias - Parte I

 Em maio de 2011, na Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano, se reuniram 28 dos maiores especialistas mundiais em mudanças climáticas: meteorologistas, químicos, físicos, geólogos e oceanógrafos. Entre eles, vários que já ganharam o prêmio Nobel.                                                                                                                
  O motivo desta reunião abrangeu discussões a respeito do desaparecimento das geleiras e suas consequências, que poderá desencadear um desastre planetário.



"As geleiras estão desaparecendo de uma forma muito acelerada no mundo inteiro", afirma o argentino Jorge Rabassa, o único latino americano presente no conclave. Rabassa falou sobre as geleiras da Patagônia e afirmou que, até a metade do século XXI, seu derretimento será inexorável. "Isso terá um impacto muito grande nos recursos hídricos disponíveis. Além disso, é uma atração turística e faz parte de nosso patrimônio natural", termina Jorge.

  

Assim como as geleiras da Patagônia, as demais tem um motivo para o degelo que está ocorrendo: o aquecimento global. Explicando de forma simplificada, o aquecimento global é conseqüência das alterações climáticas ocorridas no planeta, fazendo com que a temperatura média dele aumente. Ou seja, esta modificação pode afetar a biodiversidade e desencadear vários problemas ambientais.

                                             
                                                            Groelândia                                        

                                       

 Alguns estudiosos sobre o fenômeno afirmam que, a cada dia que passa, ocorre aumento no nível dos oceanos, desertificação, alteração do regime de chuvas, intensificação das secas em determinados locais, escassez de água, inundações, entre outras consequências negativas.

 Agora, em véspera de Rio+20, um dos assuntos a ser discutido será a respeito do degelo em função do aquecimento global. Será que veremos alguma mobilização dando certo? Ou será outra conferência que em nada ajudará? E surge uma nova pergunta que será respondida na "Parte III" desta postagem: O aquecimento global é uma farsa?